OS BORDADOS DA BORDADOLOGIA

Quem borda para a Bordadologia é a Lísia Maria, uma artista/professora/pesquisadora/que também ama escrever – aliás, sou eu aqui escrevendo ;) Eu vou atualizando os trabalhos por aqui sempre que possível!

…………………

MÁSCARAS BORDADAS – 2020 E 2021

ARRASTE PARA VER AS IMAGENS :)

Em março de 2020 o mundo parou por causa da epidemia de covid-19 – essa é uma história que já sabemos de cor, então vou pular logo para o que interessa :)

Assim que saíram as primeiras orientações sobre o uso de máscaras de tecido, comecei a trabalhar em um modelo – um que dispensasse o uso de elásticos (que rapidamente esgotaram no mercado), que usasse os tecidos que eu já tinha, que se adaptasse a vários tipos de rosto…

Daí as máscaras foram saindo, depois de alguns protótipos e testes. Neste post eu reúno algumas desse começo de pandemia, e outras mais recentes, feitas agora em setembro de 2021.

…………………

ENCOSTA NO MEU OMBRO E CHORA – setembro 2021

ARRASTE PARA VER AS IMAGENS :)

Há muito tempo eu estava com essa frase na cabeça, e em uma visita à loja de tecidos eu me apaixonei por essa viscose verde; imediatamente imaginei o bordado em vermelho, e antes de passar pelo caixa eu já tinha visualizado o projeto pronto.

Costurei a blusa, mas acabei usando uma vez antes de bordar, no dia de tomar minha vacina contra Covid-19 (a cor caía perfeitamente com meu look de jacaroa).

Uns dias depois, risquei a frase na blusa à mão livre mesmo, e daí bordei. E já usei! Me diverti muito brincando com as pessoas que encontrei, pedindo que elas fizessem o que a frase manda – todo mundo de máscara PFF2, claro (na foto aparece o Léo, meu namorado, antes de saímos de casa).

Adorei o resultado! Ansiosa para bordar a próxima!

………………….

TEM UMA ARTISTA ESCONDIDA AQUI – agosto 2021

Este é um risco original Bordadologia, e foi diretamente inspirado em mulheres que gostam muito de Arte – ou de artesanato, ou de trabalhos manuais, ou outro nome que você tenha para isso – e que, por algum motivo muito secreto e pessoal, ainda não se arriscaram a produzir algo com as próprias mãos. Este é um convite para você começar! CLICA AQUI PARA PEGAR O RISCO GRATUITO e começar o seu!

…………………

ROSAS PARA UMA ROSA – agosto 2021

ARRASTA PARA VER AS IMAGENS :)

Retrato bordado da Rosa (@ddocenacaixinha), que é um doce de pessoa; e faz os melhores doces; e bolos tão lindos que parecem bordados.

Estava investigando suportes tridimensionais para bordado há algum tempo. E aqui deu super certo, e foi incrível ter o tecido florido + a caixinha florida + o material da caixa que reflete a estampa, aumentando o efeito visual das flores.

…………………

QUANTO SE VIVE ENQUANTO SE BORDA?

ilustração criada por mim para o meu texto com o mesmo nome, publicado por aqui em julho de 2021.