5 BORDADEIRAS QUE ME INFLUENCIAM HOJE

Depois de tanto tempo bordando – 7 anos já! – sigo atenta ao trabalhos de artistas do bordado livre, nacionais e internacionais :) Hoje eu continuo a pesquisar o trabalho delas a partir do Instagram; mas de quando eu comecei para cá a informação sobre bordado circula muito mais! E tem muito mais gente bordando! E gente trabalhando com linhas e tecidos de maneiras incríveis! E publicações especializadas no assunto! E muito mais gente interessada!

Qualquer dia quero escrever sobre a metodologia que uso para achar tesouros no meio desse oceano de informações. Mas, por enquanto, vou compartilhar por aqui quem são as bordadeiras e artistas que mais mexem com meu coração atualmente. Vem nessa, quem sabe você não se apaixona também?

Novamente, as imagens que ilustram esse texto foram retiradas dos perfis das autoras no Instagram – deixarei todos linkados e recomendo a visita!

SASHIKO / ATSUSHI FUTATSUYA (clique aqui para visitar o pefil)

Sashiko não é uma pessoa, e sim um tipo de bordado, surgido no Japão medieval, como um trabalho feito pelas camponesas nos dias em que a neve impedia o trabalho na lavoura. Elas bordavam de um jeito muito simples, com uma linha banca sobre quimonos tingidos de azul; os quimonos eram muito finos, e o bordado – um desenho feito apenas com ponto alinhavo – cobria todo o tecido, tornando-os mais resistentes. De lá para cá, os desenhos se aperfeiçoaram, ficaram mais complexos; com o surgimento de livros e revistas eles passaram a ser catalogados e publicados, fazendo com que se espalhassem por todos os cantos do Japão, e depois por todos os cantos do planeta.

A importância do Sashiko é gigantesca, e sua história, detalhada demais para que eu conte aqui, então sugiro que, se essa breve explicação te deixou curiosa, você jogue “Sashiko” no Google e se divirta! :)

O perfil que eu indico aqui é de um artista que trabalha com Sashiko e está sempre falando de sua história, e propondo várias discussões sobre a técnica e seu universo simbólico – além das peças maravilhosas que ele faz! Futatsuya consegue usar a técnica tradicional de um jeito bem atual, que faz muito sentido – ele não está simplesmente aplicando o padrão visual deste tipo de bordado a uma superfície, e sim criando novas histórias.

IREM YAZICI (clique aqui para visitar o perfil)

Yazici é uma bordadeira que vive na Turquia, e seu trabalho é simplesmente incrível! Feito em formato pequeno, ele traz imagens fantásticas e fantasiosas, com milhões de detalhes, executados com diversas técnicas do bordado livre, e trazendo combinações de cor absurdamente lindas. Cada vez que volto nas fotos percebo coisas diferentes que não tinha percebido antes, e sempre que preciso de uma inspiração a mais eu corro lá no perfil dela. Além das técnicas, ela também mistura materiais diversos, conseguindo efeitos muito interessantes.

MIRTLE (clique aqui para visitar o perfil)

A única coisa que sei sobre Mirtle é que ela/ele mora no Chipre – seu perfil no Instagram não diz nada mais que isso, nem sua loja virtual.

Felizmente, seu trabalho fala muito! Feito em pequenos formatos também – aliás, minúsculos formatos – os bordados são super super delicados, feitos a partir de desenhos muitos simples. Ela/ele usa poucas cores, poucos detalhes, tudo é muito preciso e sutil. Também gosto que muitas peças são tridimensionais, finalizadas como “pequenas almofadinhas”, fora do formato tradicional do bastidor como moldura. Os temas tão simples, figuras humanas e animais fazendo nada de extravagante.

ISADORA FALCÃO (clique aqui para visitar o perfil)

Falcão é uma artista brasileira que faz bordados maravilhosos, além de outros trabalhos artísticos com materiais têxteis. Eu gosto muito dos seus bordados, pelo mesmo motivo que gosto dos de Mirtle: pela simplicidade muito precisa dos traços e texturas. Suas imagens são delicadas e silenciosas, e ela também investiga tipos diferenciados de formatos. Amo a maneira como ela trabalha com o ponto alinhavo!

ADRIANA TORRES (clique aqui para visitar o perfil)

Torres é uma designer, ilustradora e artista têxtil argentina, e seu trabalho é impecável. Seus bordados parecem simples, mas são muito sofisticados, trazendo técnicas bem tradicionais do bordado como ferramentas para ilustrações bordadas muito elegantes. Adoro a maneira como ela usa a textura de cada ponto para criar pequenos desenhos dentro da imagem principal! Seu trabalho com as cores também é muito preciso.

………………..

Se você gostou deste texto, manda para alguém que também vai gostar! :)

Esse conteúdo é um oferecimento de BORDADACIONÁRIO – seu guia de pontos do bordado livre!

Para saber mais sobre a próxima oficina de bordado livre, CLIQUE AQUI; e para ver mais possibilidades de aula de bordado, CLIQUE AQUI.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e nos siga em nossas redes! :D

…………………

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s