POR QUE EU BORDO? – LÍSIA

“POR QUE EU BORDO?” é uma série de textos que começa hoje trazendo as respostas de vocês para essa pergunta. Vamos compartilhar a nossa história com essa técnica incrível, e conhecer as histórias de outras bordadeiras – profissionais ou amadoras. Para participar, envie sua resposta para querobordadologia@gmail.com, escrito POR QUE EU BORDO? no assunto. Teremos texto novo quinzenalmente, às terças feiras.

Vamos lá? Eu começo.

………………….

POR QUE EU BORDO?

Porque eu acho divertido; e acho prazeroso observar a agulha que se afasta e se aproxima do trabalho, puxando e trazendo a linha, fazendo um som baixinho e constante ao atravessar o tecido.

Porque depois de fazer duas graduações na área criativa (Arte e Moda), o bordado livre foi a técnica que me deu a melhor maneira de me expressar artisticamente: com ele eu condigo criar tudo o que sinto vontade, e isso me realiza

Porque o bordado livre tem muitas possibilidades criativas, e sinto que mesmo eu explorando-o constantemente, ainda estou bem longe de alcançar o “fim”, o esgotamento dessas possibilidades; basta mudar a maneira de fazer o ponto, ou o tamanho, ou mudar uma cor ou uma espessura de linha, e mil caminhos aparecem.

Porque o bordado é uma arte portátil! Consigo levá-la para qualquer lugar, e trabalhar com ela em qualquer lugar ou momento (já bordei em muito almoço de família e sala de espera de consultório médico).

Porque o bordado trabalha muito com as cores. Entrar em uma loja de linhas e ver todas as linhas coloridas acomodadas formando um arco-íris, na prateleira: foi nesse momento que me apaixonei. Além do entusiasmo inicial de ver as linhas reunidas, ao longo de um trabalho de bordado vou criando uma linguagem muito pessoal com as cores, e pressinto que outras artistas que bordam também fazem assim (ainda que seja um trabalho só em tons de branco, por exemplo).

Porque o bordado me ajudou a me reaproximar do ato de desenhar. hoje eu desenho, bordando.

Porque o bordado me fez encontrar novas maneiras de dar aula. Antes eu era professora de Arte na educação básica – eu gostava muito, mas havia circunstâncias que me impediam de expandir minha metodologia nas direções que eu queria. Hoje, dando aulas de bordado livre, eu consegui encontrar esse crescimento.

Eu bordo, também, porque me encanta saber que estou conectada através do bordado a outras mulheres bordadeiras – espalhadas em diversos lugares, culturas e épocas. Vivemos vidas diferentes, em contextos muito diferentes entre si; mas temos em comum o momento de nossa vida em que temos diante de nós um desenho no tecido, e uma agulha em nossas mãos.

Porque o resultado de um bordado é um pouco imprevisível, e eu gosto de ir decifrando as soluções ao poucos, enquanto bordo. E quase sempre fico feliz no final :)

Porque é possível bordar quase todo tipo de superfície; e assim é possível criar ilustrações menores ou maiores, objetos bordados, instalações artísticas de dimensões arquitetônicas… o bordado também pode passear pela Arte, pelo Design de algumas áreas, pelo Artesanato, e tudo isso me interessa.

Porque ao bordar, consigo liberar os ouvidos para ouvir um podcast, ou uma vídeo aula, ou uma música, ou uma amiga falando…. bordar em silêncio também é bom, mas gosto de poder interagir com outras coisas enquanto tenho as mãos ocupadas.

Porque, quando bordo, fico muito tempo comigo mesma e gosto da minha companhia.

Lísia Maria – Belo Horizonte, agosto de 2021.

………………..

Se você gostou deste texto, manda para alguém que também vai gostar! :)

Esse conteúdo é um oferecimento de BORDADACIONÁRIO – seu guia de pontos do bordado livre!

Para saber mais sobre a próxima oficina de bordado livre, CLIQUE AQUI; e para ver mais possibilidades de aula de bordado, CLIQUE AQUI.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e nos siga em nossas redes! :D

…………………

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s