PARA OUVIR E BORDAR

Você borda no total silêncio ou gosta de um barulhinho?

Eu gosto de bordar sem nenhum outro som a não ser o da agulha espetando o tecido e o da linha passando por ele; mas, como bordar é uma atividade relativamente demorada, na grande maioria das vezes eu bordo escutando “algo produtivo”, na tentativa de ocupar juntos as mãos e o tempo.

Muita gente – muita mesmo – borda (ou tece) vendo séries, dos diversos serviços de streaming que temos por aí. Eventualmente eu também bordo assistindo alguma, mas não é um hábito meu: quando uma série tem um bom conteúdo visual, ou quando o áudio original é em um idioma que eu não entendo, sou obrigada a olhar muito para tela, para ver as belas imagens ou ler as legendas. e daí o bordado NÃO ANDA.

Assim, eu prefiro bordar ouvindo, ao invés de bordar assistindo.

Quando eu pego o bordado, começo ouvindo as notícias mais gerais e as sobre política (um assunto que adoro); depois eu passo para conteúdos sobre bordado e trabalho com técnicas têxteis; e, por fim, gosto de ouvir histórias variadas sobre pessoas e coisas (diferentes) que elas fazem. E, se ainda der tempo, arremato com um bom besteirol, para rir e desanuviar. E a mídia que reúne todas essas possibilidades, na quantidade de informação que eu preciso para bordar horas a fio, é o PODCAST.

Um podcast é como um longo áudio de whatsapp, mas no formato de programa de rádio: alguém escolhe um tema e fala sobre ele, sozinho ou com convidados. Essa fala é gravada, editada e disponibilizada em um agregador de podcasts (é como se fosse um youtube, mas só de áudio, e você escolhe o que quer ouvir; para acessar, basta instalar o aplicativo no seu celular), Daí existem, só no Brasil, milhares de podcasts, dos assuntos mais variados possíveis, feitos por todo tipo de produtor de conteúdo, para todo tipo de ouvinte. E ainda é possível ouvir um episódio que você gostou trocentas vezes :)

Como estou acostumada a encarar sessões bem longas de bordado, tem dias que, se eu não prestar atenção, escuto uns oito episódios! Chega no fim do dia fico até zonza de tanta informação, rsrsrs…

E agora a pergunta de um milhão de dólares: QUAIS PODCASTES EU ESCUTO?

Você quer essa dica? :) BORA LÁ! Vou sugerir podcasts de dois agregadores gratuitos, o Cast Box e o Spotfy (é gratuito para podcast). Alguns que listei não estão mais sendo feitos, mas os episódios antigos ficam disponíveis e, dependendo do assunto, vale muito a pena escutar. Também vou indicar alguns em inglês, para quem domina o idioma.

PODCASTS SOBRE BORDADO, FAZER MANUAL e PESQUISAS NA ÁREA (em ordem alfabética)

BAGUNÇA BOA

CHÁ COM NOVELOS

ENTRELAÇADAS

OUTRAS COSTURAS

PODCAST ON

RÁDIO DA COSTUREIRA

URDUME

FIBER TALK

STITCHERY STORIES

PODCASTS COM BOAS HISTÓRIAS (em ordem alfabética)

ALÉM DO MEME

BOBAGENS IMPERDÍVEIS

DIZ TU?

É NÓIA MINHA?

FILHOS DA GRÁVIDA DE TAUBATÉ

ISSO ESTÁ ACONTECENDO

NÃO INVIABILIZE

SALA DE MÚSICA COM JOÃO MARCELLO BÔSCOLI

UM MILK SHAKE CHAMADO WANDA

E O MELHOR PODCAST QUE JÁ ESCUTEI NA MINHA VIDA MAS NÃO ESCUTE SE NÃO TIVER CORAGEM: PRAIA DOS OSSOS, um podcast de 10 episódios, já encerrado, e que conta uma história real acontecida no Brasil; e a história termina tragicamente em 1976; e a história segue até hoje, todos os dias.

Tem podcasts sobre mais um monte de temas: arte, literatura, ciência, humor, crimes (tem que ter estômago para ouvir), feminismo, racismo, filosofia, moda, psicanálise, direito, religião…. eu mesma acompanho mais de cem! Se você gostar dessas indicações de hoje, quem sabe eu não faço a parte dois dessa lista! :)

DEPOIS ME CONTA SE VOCÊ VIROU OUVINTE DE PODCAST! E ME PASSA A DICA PARA EU CONHECER ALGUNS NOVOS! :)

………………..

Se você gostou deste texto, manda para alguém que também vai gostar! :)

Esse conteúdo é um oferecimento de BORDADACIONÁRIO – seu guia de pontos do bordado livre!

Para saber mais sobre a próxima oficina de bordado livre, CLIQUE AQUI; e para ver mais possibilidades de aula de bordado, CLIQUE AQUI.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e nos siga em nossas redes! :D

…………………

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s