9 SUPER DICAS PARA FAZER BORDADOS INCRÍVEIS!

Se você já borda, este conteúdo vai ajudar você a deixar seus trabalhos mais bacanas e com uma pegada mais atual. Se você não borda, clique AQUI e AQUI para começar.

O texto é compridinho, mas vale a pena!

DICA 01 – APROFUNDE A TÉCNICA

O bordado é, antes de qualquer outra coisa, uma prática que exige técnica. Para começar a bordar basta saber o ponto alinhavo; mas para seguir bordando e poder explorar mais possibilidades, é necessário conhecer mais pontos e maneiras de combiná-los. Além dos pontos, também é preciso conhecer materiais, especialmente os tecidos e linhas. Procure livros, vídeos tutoriais, sites especializados e, principalmente, converse com outras pessoas que bordam.

DICA 02 – CONHEÇA A HISTÓRIA

Bordar é uma das atividades humanas mais antigas, e que está presente em culturas muito diversas. Assim, a variedade de materiais, pontos e significados dados a um bordado é gigantesca, e conhecer essa história tão remota e plural pode parecer uma tarefa impossível. Comece aos poucos e vá assimilando a seu tempo cada informação, comparando-a sempre com a sua história pessoal com o bordado. Você vai se surpreender ao ver como esse aprendizado teórico vai refletir em seu trabalho prático!

DICA 03 –  BORDE MUITO!

Bordar exige tempo, e tempo é uma das coisas que temos menos a cada dia. Mas é necessário bordar tanto quanto você puder, e com regularidade. Dica de ouro: separe um horário fixo semanal para bordar, uma tarde de sábado, por exemplo. Se você conseguir seguir de verdade esse horário, furando só quando for absolutamente necessário, em pouco tempo sua habilidade vai crescer – assim como sua vontade de estender essas horinhas…

DICA 04 – NEM TUDO É BORDADO!

O mundo ao nosso redor é uma grande e dinâmica fonte de inspiração. E nossas experiências nele são ainda mais importantes que apenas assistí-lo da janela ou na tela. Saia, movimente o corpo, vá a lugares que você gosta, vá a lugares novos, encontre as pessoas. Aproveite esses momentos – ter tempo para eles é tão importante quanto tempo para bordar. E não se espante quando a inspiração bater bem no meio de um passeio de bicicleta.

Ande por outras esferas que também estão repletas de ideias interessantes: Moda, Design, Arte, Cinema, Literatura, Teatro, Dança, Gastronomia e até Filosofia podem não trazer receitas literais para um bordado, mas vão deixar sua cabeça oxigenada e seu coração inspirado. Observe o que os profissionais dessas áreas andam inventado e perceba que você também pode pensar em direções novas.

DICA 05 – PESQUISE!

Dica curta e direta: conheça o trabalho de outros artistas do bordado. Dica de ouro da dica curta e direta: os aplicativos Instagram e Pinterest estão repletos de trabalhos, com as mais diversas técnicas e temas. Se joga!

DICA 06 – PROCURE A SUA TURMA

Andamos muito reclusos em nossos universos particulares, ocupados com o trabalho e distraídos pelo entretenimento virtual. Mas faça uma forcinha e forme ou encontre um grupo de pessoas bordadeiras que você possa fazer parte: bordar em grupo é produtivo – pois muitas informações são trocadas – e divertido: você vai perceber que suas manias de trabalho não são apenas suas. E que você não é a única pessoa a suspirar de amor no armarinho.

DICA 07 – CONHEÇA A VELHA GUARDA

Essa dica é especial para quem não aprendeu a bordar ensinada/o por familiares: converse com as pessoas mais velhas. Mais que pontos ou manhas, elas são capazes de transmitir a cultura do bordado, suas interpretações simbólicas e muitas histórias pessoais – é emocionante escutar o relato de uma pessoa idosa que borda há mais de 50, 60 ou 70 anos. Se você tiver essa oportunidade, não deixe passar.

DICA 08 – FAÇA VOCÊ MESMA/O

Riscos e modelos prontos podem ajudar você a começar a bordar, mas é muito importante que você também crie – ou ficará sempre presa/o às ideias alheias. Para definir um tema, inspire-se em experiências e gostos pessoais. Se você não desenha (muitas pessoas não desenham), recorte figuras de revistas e desenhe sobre elas com o auxílio de papel vegetal ou papel manteiga – misturando recortes, em minutos você pode conseguir um risco muito interessante e, o melhor, só seu.

DICA 09 – REGISTRE SEU PROCESSO

Guarde amostras de tecido que você bordou para treinar; guarde anotações; guarde riscos que você criou e seus rascunhos – um caderno ou caixa podem servir. Guarde também todas as imagens que que baixar; e links dos sites que visitar.  Se o volume de guardados ficar muito grande, faça uma faxina de tempos em tempos, mas não se desfaça do que julgar significativo. Este material, além de servir como uma fonte permanente de ideias, vai registrar sua evolução não apenas técnica, mas também como artista do bordado.

BORA BORDAR?

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s